Entenda o que é o Tarot, sua origem, como realmente funciona e utilidades.
Índice de Conteúdo
1. O que é o Tarot?
O Tarot é um conjunto de 78 cartas conhecidas por Arcanos (cartas com significados ocultos), divididos entre 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores, e simbolizam todos os aspectos da vida.
Os Arcanos Maiores, por exemplo, correspondem a 22 imagens arquetípicas que representam o que há de mais profundo em nós.
Dessa forma, eles falam sempre sobre grandes temas: espiritualidade, destino, arbítrio, personalidade, intuição, criatividade, autoridade, mudanças importantes e etc.
Nesse caso, quando os Arcanos Maiores aparecem nas leituras de tarot, é sinal de que estamos lidando com algo grande e poderoso, e que espalha sua influência na leitura como um todo.
Eles traçam a jornada da alma ao longo da vida, começando pelo Arcano “O Louco” (jovem e cheio de energia pura e espiritual), até chegar na completude representada pelo Arcano “O Mundo” (o fim da nossa vida neste mundo físico).
Os 22 Arcanos Maiores são nomeados como:
- O Louco
- O Mago
- A Sacerdotisa ou A Papisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Sacerdote ou O Papa
- Os Enamorados ou Os Amantes
- O Carro
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna
- A Força
- O Pendurado ou O Enforcado
- A Morte
- A Temperança
- O Diabo
- A Torre
- A Estrela
- A Lua
- O Sol
- O Julgamento
- O Mundo
Dessa forma, cada uma dessas cartas traz um significado específico sobre cada questão abordada numa leitura de tarot.
Já os Arcanos Menores complementam os Maiores.
Enquanto os Maiores falam num sentido mais profundo e abstrato sobre os aspectos da vida, os Menores complementam com informações mais específicas e detalhadas.
Ou seja, falam sobre as situações, experiências do dia a dia, nossas atitudes, comportamentos, e os possíveis caminhos que podemos seguir.
As 56 cartas dos Arcanos Menores são divididas em 4 naipes e elementos:
- Ouros – Elemento Terra – Verbo: Ter.
Esse naipe se refere a tudo o que é tangível, físico, material. Mostra aquilo que temos como, por exemplo, vida familiar, social, trabalho, dinheiro, namoro, saúde física e etc.
- Espadas – Elemento Ar – Verbo: Ser
O naipe de Espadas fala do campo mental, dos pensamentos e tudo aquilo que é direcionado pela ação e pela expressão verbal: intenções, reflexões, planejamentos, comunicações.
- Copas – Elemento Água – Verbo: Estar.
Esse naipe se refere aos sentimentos, emoções, sonhos, aspirações da alma. Fala de amor, ódio, medo, ansiedades, expectativas.
- Paus – Elemento Fogo – Verbo: Ficar.
O naipe de Paus se refere a espiritualidade, a transcendência. Traz à tona questões como motivação, força interior, harmonia, inspiração, compaixão, saúde espiritual.
Os Arcanos Menores sempre complementam e auxiliam nos detalhes, podendo apresentar possíveis soluções de situações problemáticas.
2. Origem do Tarot
Até o momento ninguém sabe exatamente sobre a origem do tarot.
Existem muitos mitos sobre como as cartas de tarot surgiram e de onde elas vieram.
Mas a história mais registrada vem da Itália no início do século XV.
Acredita-se que as cartas de tarot foram originalmente criadas como um jogo para os nobres.
Nesse caso, os primeiros baralhos de tarot conhecidos não foram relacionados ou projetados para o misticismo, eles foram feitos para jogar um jogo similar ao bridge, um jogo para diversão.
Porém, hoje as cartas de tarot estão mais relacionadas com o misticismo do que com o jogo de diversão, principalmente devido ao aumento do interesse pelo ocultismo no século XIX.
Atualmente os baralhos mais conhecidos são os tradicionais tarot de Marselha e de Rider-Waiter.
3. Como o Tarot realmente funciona?
O tarot funciona com base no princípio da aleatoriedade. Você escolhe cartas aleatórias do baralho e obtém respostas. Simples assim!
Muitos dizem isso, e está certo! Mas dizer apenas isso não é suficiente. É preciso explicar um pouco mais.
Veja, tudo emite um campo eletromagnético! E a física quântica já provou isso faz tempo.
O tarot funciona justamente através de um processo eletromagnético, uma conexão energética sutil.
As cartas traduzem as informações presentes no campo vibracional do consulente.
Pois existe sempre uma sintonia vibrátil entre a pergunta e a resposta, e na medida que a pessoa pergunta e escolhe uma carta aleatória do baralho, a resposta é revelada através dos arquétipos ou representações das cartas de tarot.
Nesse caso, a mágica está no processo de escolha da carta, e não na carta em si como muitos podem pensar.
Não importa qual carta do baralho você pegue aleatoriamente, ela sempre estará em sintonia vibrátil com suas questões.
E isso acontece por causa da ressonância eletromagnética!
Ou seja, o tarot é uma ferramenta que permite o acesso ao seu campo vibracional, inconsciente. E revela, através do simbolismo que lhe é próprio, a resposta para a pergunta em questão.
Em outras palavras, funciona com base na lei da Atração! E da mesma forma que dizem: “quem procura, acha”. Quem pergunta, obtém a resposta!
Principalmente utilizando uma ferramenta tão poderosa como o tarot para desvelar o oculto.
É impressionante como as respostas apresentadas pelas cartas podem ser tão precisas nas mãos de um bom tarólogo.
De fato, “as cartas não mentem”.
Outro detalhe importante:
Muitos pensam que para ler cartas de tarot é necessário elementos como velas, incensos, bola de cristal etc.
Mas acredito que você já percebeu que tudo isso são apenas elementos extras (opcionais), haja vista a compreensão de como o tarot realmente funciona.
Você também não precisa ser médium ou paranormal para conseguir lidar com o tarot. Basta ter o conhecimento técnico sobre as cartas e formas de leituras.
Quer Aprender a Ler CARTAS DE TAROT e Desvelar o OCULTO? Baixe GRATUITAMENTE o E-book: 5 Passos Simples Para Começar a Ler CARTAS DE TAROT!
Vale ressaltar que a intuição do tarólogo é sempre bem vinda, mesmo que a leitura de cartas possa ser feita unicamente de forma técnica, considerando que a real magia está no processo de escolha da carta.
Creio que a essa altura você já deve ter compreendido que, uma vez que a carta é escolhida, basta fazer a leitura do que se apresenta.
No entanto, é sempre vantajoso unir o conhecimento técnico com a intuição.
Pois cada carta tem sua limitação, mas a intuição não. E ela pode trazer conteúdos complementares de extrema importância.
4. Utilidades do Tarot
Como você já sabe, o Tarot possibilita o acesso ao seu campo vibracional e revelar tudo aquilo que você deseja saber, e que não consegue perceber através dos 5 sentidos físicos.
Ele pode ser utilizado para os mais diversos fins, não havendo limitação de tempo nem espaço, no que se refere ao acesso da energia/informação.
Por incrível que pareça, basta sintonizar seus pensamentos com o que você desejam saber e acessar as informações através das cartas.
É justamente por isso que é possível saber sobre o passado, presente e futuro! Tanto de forma presencial como a distância (não é à toa que existe o Tarot Online).
Mas vale ressaltar, aqui, um detalhe importante: As leituras de previsão do futuro, por exemplo, nunca são determinantes, elas sempre seguem pela via da probabilidade energética!
Isso porque não é possível determinar o futuro de ninguém, mas é possível ter uma boa noção de como as coisas podem se manifestar.
Conclusão
Em suma, a principal função do Tarot é facilitar a nossa vida, auxiliando no autoconhecimento, abertura de caminhos, escolhas, tomadas de decisões. Ou seja, é uma excelente fonte de orientação!
Pois ele pode te ajudar a compreender melhor as situações cotidianas, esclarecer dúvidas, meditar, refletir; acessar seus conhecimentos inconscientes, facilitar a comunicação com o seu Eu superior, aguçar sua intuição, evoluir sua consciência.
Definitivamente, o Tarot é uma ferramenta fantástica!
Espero que você tenha gostado desse conteúdo. =)
Até o próximo artigo!
Um forte abraço,
Rafael Vila Nova
Sobre o Autor
0 Comentários